segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Crase

Crase

A crase é a fusão das vogais A + A.

Mas o que seriam esses dois "As"?

O primeiro A é uma Preposição, regida pelo termo anterior, e o segundo A é um Artigo Definido Feminino.

          A                 +                A                          =                     À
(Preposição)                    (Artigo)                                  (A Craseado)


Ao invés de te ensinar regras totalmente complicadas, ensinar-te-ei alguns "testes" bem práticos para saber se há o "A Craseado" (À) em uma determinada frase. 

1° Teste - Preposição

Vamos trocar o termo posterior por um termo MASCULINO e ver se aparecerá entre eles: "ao", "a" ou "o".
Caso apareça "ao" ou "a", HÁ CRASE.
Caso apareça "o", NÃO HÁ CRASE.

2° Teste – Artigo

Criar uma sentença com "gostar + posterior"

"Eu gosto da" – há crase.
"Eu gosto de" ou "Eu gosto do" – não há crase.

Exemplo 1:

Eu obedeço ____ lei (a ou à)?

1° Vamos trocar a palavra posterior por uma masculina.

Eu obedeço "ao" professor. (O correto é o "ao" nesse caso) (Já é um indício de que pode haver crase, então partamos para o segundo teste.)

2° Vamos trocar o termo anterior por "Eu gosto da", "Eu gosto de" ou "Eu gosto do". O correto é "Eu gosto da lei" (houve o termo "da")

A frase passou nos 2 testes, então haverá crase na frase.

R: Eu obedeço à lei.
  
Exemplo 2:

Vou ___ Fortaleza (a ou à)?

1° Vamos trocar a palavra posterior por uma masculina.

Vou "ao" Mediterrâneo (O correto é o "ao" nesse caso) (Já é um indício de que pode haver crase, então partamos para o segundo teste.)

2° Vamos trocar o termo anterior por "Eu gosto da", "Eu gosto de" ou "Eu gosto do". O correto é "Eu gosto de Fortaleza (não houve o termo "da", e sim o termo "de")

A frase não passou no segundo teste, então não haverá crase na frase.

R: Vou a Fortaleza.


Casos especiais os quais NÃO são cobertos pelos 2 testes:

1º Caso: Expressões adverbiais femininas.

Irá expressar lugar, modo, tempo, finalidade, etc.

SEMPRE haverá crase.

E é por um motivo bem simples: para não causar ambiguidade, ex: 

Eu só vendo à vista. (não trabalho com cartão ou cheque, só em dinheiro, pagamento na hora).

Se eu colocar: Eu só vendo a vista. (estarei dizendo que estou vendendo meu olho).
  
2º Caso: Horário.

Teste para saber se há crase:

Vamos trocar a hora por "meio-dia".

Quando aparecer "ao", haverá crase. Quando aparecer "o", não haverá crase.

Ex: Trabalhamos das duas ___ quatro (as ou às) ?

Trabalhamos das duas "ao" meio-dia. O termo "ao" apareceu, logo, há crase na frase.

R: Trabalhamos das duas às quatro.

Ex: Vou ficar aqui até ___ cinco da tarde (as ou às) ?

Vou ficar aqui até "o" meio-dia. O termo "o" apareceu, logo, NÃO há crase na frase.

R: Vou ficar aqui até as cinco da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário